COUTINHO, Carlos Viegas Gago
Esteve entre os primeiros divulgadores do sistema radiotelegráfico de Marconi em Portugal, tendo destacado a sua importância estratégica nas comunicações navais e internacionais do País.
(1869 - 1959)

Nasceu em Lisboa a 17 de Fevereiro de 1869 e concluiu o curso da Escola Naval em 1888, seguindo carreira como oficial da Armada. Tendo ficado célebre pela participação na primeira travessia aérea do Atlântico Sul, realizada em 1922 com Sacadura Cabral, distinguiu-se também pelo desenvolvimento de estudos geográficos e cálculos de navegação.

Entre os seus estudos destacam-se alguns artigos sobre a evolução da radiotelegrafia onde defendeu a introdução de equipamento Marconi nas comunicações navais portuguesas. Em 1902 discursou na Sociedade de Geografia sobre a evolução científica dos sistemas radiotelegráficos existentes, apostando novamente na aplicação do equipamento Marconi.

Em 1923 tornou-se Presidente Honorário da Secção Portuguesa das Uniões Internacionais Astronómica, Geodésica e Radiotelegráfica Científica. Foi promovido a Almirante em 1958, falecendo no ano seguinte.