CENTENO, António
Primeiro Presidente do Conselho de Administração da Companhia Portuguesa Rádio Marconi, entre 1925 e 1938.
(1861)

Advogado e industrial, esteve ligado às Companhias Reunidas de Electricidade e Gás e a Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses. Em 1896 presidiu à Associação Industrial Portuguesa, sendo também sócio de diversas agremiações científicas. Em 1912 assistiu à conferência realizada por Guglielmo Marconi na sessão promovida pela Sociedade de Geografia de Lisboa, a 23 de Maio.

Participou na constituição da Companhia Portuguesa Rádio Marconi em 1925, assumindo a presidência do Conselho de Administração da empresa entre 1925 e 1938. Desempenhou papel de relevo durante as negociações com o governo português para prorrogação do prazo de abertura das estações da Companhia e respectiva concessão de exploração, em 1926.