MARCONI, Guglielmo
Inventor da radiotelegrafia, foi responsável pela construção de uma vasta rede mundial de TSF que contemplou as comunicações portuguesas.
Prémio Nobel da Física, 1909.

(1874 – 1937)

Natural de Bolonha, Marconi revelou desde cedo apetência por vários ramos científicos como a Electricidade, obtendo em 1895 os primeiros resultados práticos das suas experiências em comunicações sem fios.

Em 1896 partiu para Inglaterra registando nesse ano a primeira patente de T.S.F. e fundou ano seguinte a Wireless Telegraph and Signal Company, Ltd, cuja denominação passou a Marconi’s Wireless Telegraph Company, Ltd, em 1900.

Em 1899 conseguiu estabelecer a primeira ligação por T.S.F. através do canal da Mancha e dois anos mais tarde ligou pela primeira vez o Atlântico por radiotelegrafia. Como reconhecimento do seu percurso científico, foi premiado, em 1909, com o Nobel da Física. No final dos anos 20 construiu a Imperial Wireless Chain que estabeleceu as comunicações por TSF entre Inglaterra, Canadá, África do Sul, Austrália e Índia.

O inventor realizou três visitas a Portugal, assinalando-se a primeira em 1912, perto da data de assinatura do primeiro contrato com o governo português para construção da rede radiotelegráfica internacional e colonial do país. Regressou a Lisboa em 1920, enquanto experimentava o sistema de ondas curtas e em 1929, data em que visitou a Companhia Portuguesa Rádio Marconi.