SOLARI, Luigi
Representou a sociedade Marconi nas negociações com o governo português que resultaram no primeiro contrato assinado com a empresa em 1912.
Oficial da Marinha italiana, Solari foi amigo pessoal de Guglielmo Marconi e protagonizou algumas das negociações mais importantes para o estabelecimento da rede mundial em nome da Marconi’s Wireless Telegraph Company, Ltd. Logo em 1902, promoveu a cedência a Marconi do navio Carlo Alberto pela Marinha italiana, permitindo ao inventor prosseguir as suas experiências radiotelegráficas e completar a montagem das estações de Cape Cod (EUA) e Cape Breton (Canadá).

Como agente da Marconi’s Wireless, Solari foi um dos responsáveis pelo projecto da rede de comunicações sem fios portuguesa, apresentado ao governo em 1911. Concluídas as negociações com Portugal em 1912, foi um dos signatários do primeiro contrato de fornecimento de estações radiotelegráficas para o continente e colónias portuguesas. Em 1939, Solari publicou o livro de memórias da Companhia de Marconi, Storia della Radio, no qual descreveu a estratégia de elaboração da teia portuguesa de radiocomunicações à data daquele contrato.