PEREIRA, Alfredo
Director Geral dos Correios e Telégrafos entre 1900 e 1910, defendeu um projecto de construção de rede radiotelegráfica no continente português em 1908.

(1850 – 1925)

Nasceu em Macau em 1850 e veio para Portugal em 1856. Frequentou o Instituto de Agronomia e Veterinária, ocupando, a partir de 1875, ao lugar de praticante dos correios de Lisboa. Em 1879 integrou uma comissão encarregada de reorganizar os serviços dos correios e telégrafos da qual resultou a reforma de 1880 que reuniu os dois serviços. Em 1884 foi nomeado membro do Congresso Postal.

Foi promovido a inspector geral dos Correios e Telégrafos em 1891 e em Abril de 1901 substituiu Guilhermino de Barros no cargo de director geral dos mesmos serviços.

Em 1908 defendeu, na Câmara dos Deputados, um projecto de lei que previa a instalação de estações radiotelegráficas em vários pontos do continente português e ilhas da Terceira e Madeira para o serviço público de TSF mas a proposta não obteve aprovação. Deixou a direcção dos Correios e Telégrafos em 1910.