GUIMARÃES, Bernardino Luís Machado
Como presidente da Sociedade de Geografia de Lisboa, em 1912, promoveu a primeira visita oficial de Guglielmo Marconi a Portugal.
(1851 - 1944)

Licenciado em Filosofia pela Universidade de Coimbra, colaborou com o jornal Estudos Cosmológicos e publicou a dissertação de licenciatura no Instituto, com o título Teoria Mecânica na reflexão e refracção da luz. Doutorou-se em 1876 na área de Filosofia Natural e em 1879 tornou-se lente catedrático de Filosofia.

Filiado no Partido Regenerador foi Deputado e Par do Reino durante a Monarquia Constitucional. Em 1902 assumiu o directório do Partido Republicano e em 1910 integrou Governo Provisório como Ministro dos Negócios Estrangeiros. Foi Presidente da República entre 1915 e 1917 e, novamente, entre 1925 e 1926, sendo afastado da vida política por ocasião do golpe militar de 28 de Maio.

A par da actividade académica e política, foi director do Instituto Industrial e Comercial e representante de Portugal em Madrid no Congresso Pedagógico Hispano-Português-Americano. Em 1912, na qualidade de presidente da Sociedade de Geografia de Lisboa, convidou pessoalmente Guglielmo Marconi a visitar a capital, promovendo a sua primeira visita a Portugal.