Home | Imprensa | Detalhe

Marconi em Portugal – o nascimento de uma rede mundial
22-05-1912
"Marconi em Lisboa" in O Século, n.º 10 935, de 22 de Maio de 1912, p.2.

"Chega hoje e fará amanhã uma conferência acerca da telegrafia sem fios, na Sociedade de Geografia.
Deve chegar hoje às 14 horas e meia a Lisboa, no rápido de Madrid, o ilustre homem de ciência
Guilherme Marconi, cujo nome rotula um dos mais maravilhosos inventos dos tempos modernos - a telegrafia sem fios.
Acompanha-o, além do sr. Isaacs, director da Companhia Marconi de Londres, e do marquês de
Solari, o sr. dr. Bernardino Machado, presidente da Sociedade de Geografia, e será aguardado na estação do Rossio pela direcção da mesma sociedade e sócios que se lhe agreguem, pelos representantes da Academia das Ciências, das Associações Comercial e Industrial, pelo ministro da Itália e diversos membros da colónia italiana.
Hoje, após o seu desembarque, pelas 15 horas, sairá em visita aos principais monumentos e lugares da cidade, acompanhado do sr. Batalha de Freitas, representante do sr. presidente da República.
Amanhã irá ao Paço de Belém (...). E à noite, pelas 21 horas, seguirá para a Sociedade de Geografia, onde fará ouvir-se na sua conferência sobre radiotelegrafia.
Depois de amanhã efectuar-se-á uma recepção na sede da Academia das Ciências, devendo sair no mesmo dia, talvez por mar, para Londres.
É de crer que Guilherme Marconi, uma das mais brilhantes glórias da ciência moderna, seja alvo na nossa capital de homenagens não menos significativas que as que lhe foram dispensadas em Madrid, e a que lhe dão jus os valiosos serviços que o seu maravilhoso invento representa."