Home | Debates Parlamentares | Detalhe

Marconi em Portugal – O primeiro contrato
13-03-1912
Considerando o contrato provisório assinado entre o governo português e a Marconi’s Wireless Telegraph Company, Ltd., é requerida a montagem de uma estação de T.S.F. na ilha do Faial.
Diário do Senado, Sessão n.º 53, de 13 de Março de 1912, p.4.

Intervenção do Senador Goulart de Medeiros

“Sr. Presidente consta-me que o Sr. Ministro do Fomento está negociando um contrato com uma casa estrangeira para a montagem de estações de telegrafia sem fios.

Ignorava que esse contrato já estava assinado. Trata-se de um assunto de grande importância, não só para a nossa vida comercial, como para a nossa defesa militar.

Consta-me que a escolha das estações satisfaz às condições técnicas da telegrafia sem fios; mas também me consta que não satisfaz às outras condições igualmente precisas como as que exige a defesa militar do país.

Assim, por exemplo, a ilha do Faial que é, um dos vértices do famoso triângulo estratégico do Atlântico não foi escolhida para a montagem de uma estação.

Sei que todos os representantes daquele distrito, já chamaram a atenção do Ministério do Fomento para este assunto, e não pretendo de forma alguma embaraçar a acção do Governo que está prevenido. Por isso limito-me a pedir ao Sr. Ministro do Interior que está presente o favor de chamar a atenção do seu colega do Fomento para a escolha dos locais das estações de telegrafia sem fios antes do contrato ser assinado.”