Linkedin Sapo Vídeos

 
Home | Debates Parlamentares | Detalhe
 
Marconi em Portugal – o nascimento de uma rede mundial
16-08-1922
Apresentação do novo contrato entre o Governo Português e a Marconi's Wireless Telegraph Company Limited.
Diário da Câmara dos Deputados, Sessão n.º134, de 16 de Agosto de 1922, pp.4-9.
"Senhores Deputados. - O contrato de ,7 de Dezembro de 1912, entre o Governo Português e a Marconi's Wireless Telegraph Company Limited para o estabelecimento de postos de telegrafia sem fios em Lisboa, Açores, Madeira e Cabo Verde não chegou a ser executado por motivos de ordem vária, entre os quais se deve salientar as dificuldades resultantes do estado de guerra.

Hoje não conviria dar-lhe execução por terem variado por completo os objectivos a atingir e estar inteiramente fora de uso o material que por esse contrato o Governo devia adquirir.

É também para notar que o sistema então preconizado da exploração pelo Estado está hoje posto de parte em todos os países onde os serviços radiotelegráficos maior desenvolvimento tem tido.

Presentemente não bastam as ligações estabelecidas pelo contrato de 1912.

Impõe-se o aproveitamento da posição geográfica de Cabo Verde para o estabelecimento das comunicações radiotelegráficas com o Brasil, e a instalação de postos potentes em Angola e Moçambique, capazes de garantir as ligações entre Portugal e todas as suas colónias, de África.

Deste modo, completar-se-ia a organização radiotelegráfica colonial de que hoje nos podemos orgulhar, pois que em Angola procede-se à instalação de 22 postos ligando o litoral com os pontos mais avançados do interior, na Guiné está quase terminada a instalação das suas estações, em Cabo Verde, dentro, em pouco estarão ligadas todas as ilhas do arquipélago, e finalmente Moçambique tem quase concluída a sua rede radiotelegráfica.

Se juntarmos a isto as ligações também em via de realização de Guiné, Cabo Verde, Luanda, S. Tomé, Lourenço Marques é Moçambique, ver-se há claramente o desenvolvimento que a radiotelegrafia atingiu nas nossas colónias.

Do exposto resulta pois a necessidade de negociar a rescisão do contrato de 1912, substituindo-o por outro em que se entregue a uma companhia nacional, com a assistência técnica da Marconi's Wireless Telegraph Company Limited, a instalação e exploração dos postos necessários para atingir os importantes objectivos acima designados, sem encargos para o Estado, e antes com participação nas receitas, passando toda a rede para a posse do Estado, findo o período da concessão. (...)"

Voltar    Imprimir Topo 
Programa Operacional da Cultura Copyright © 2007 Fundação Portugal Telecom - All rights reserved